A primeira viagem do trem de passageiros, fato que mudou a vida da pequena Santa Maria, aconteceu há 130 anos, num inesquecível 13 de outubro. O último trem de passageiros partiu de Santa Maria rumo a Porto Alegre em 2 de fevereiro de 1996. A lembrança trazida em texto do Lenon de Paula e do Felipe Farret Brunhauser, despertou sentimentos que muitas pessoas carregam até hoje nos vagões de suas memórias.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Muitas vezes me dá vontade de voltar à Gare, correr no tempo e refazer o trajeto que percorri num fevereiro de 1962 até a Niederauer, quase esquina com a Valandro, minha primeira morada em Santa Maria. Naquele burburinho da estação só tinha um medo, o de largar a mão da minha mãe Sueli, e me perder no meio de tanta gente. A subida pela Rio Branco parecia interminável. E o que eram aqueles edifícios enormes? Pareciam torres gigantescas que encurtavam a distância entre a terra e o céu.
Quem embarca no trem da vida, um dia chega na estação certa. Não é a mesma para todos, nem o tempo é igual. Cada um veio com o bilhete marcado, só quem sabe é o Criador, simbolizado na figura do chefe de trem. Tentando enxergar além da fumaça do tempo, me procuro abanando meu lenço branco na despedida dos que partem e na acolhida aos que chegam, no ir e vir da existência.
Até hoje me encanto com o apito do trem, doce canto para os recantos da alma, mesmo sabendo que nos trens das minhas imaginações os vagões não têm mais vagas para passageiros sonhadores. O vazio do largo da estação é um oceano de lembranças que as dobras do tempo não apagam. De cada janela renascem rostos, nos achados e perdidos dos olhares que buscam seus lugares no trem que não anda mais.
Da primeira à última viagem, muitas chegadas e partidas, histórias vividas, sonhos divididos, planos adormecidos entre os dormentes das linhas paralelas, passarelas do aprendizado constante no vai e vem da vida. Agora e depois.
Liberação do Perau, passo a passo
A definição da empresa vencedora da licitação para reconstrução do Perau abriu a contagem regressiva para a volta do trânsito no local, mas ainda depende de algumas etapas:
1 – Homologação da empresa vencedora;
2 – Encaminhamento da documentação para a Secretaria da Defesa Civil Nacional;
3 – Não há data certa para retorno. Estima-se que possa ser nas próximas semanas;
4 – Início das obras. Sem previsão de data;
5 – Como já é uma empresa conhecida do Governo Federal (é a mesma que está realizando as obras de contenção na BR-158), e como já tem maquinário próximo, pode facilitar o início da reconstrução.
A esperança, sempre equilibrista, é que não seja preciso aguardar a reconstrução total da obra para liberar a estrada, ainda este ano.
Prefeito Rodrigo Decimo admite a possibilidade, mediante laudo técnico e autorização judicial, de retomada do trânsito no sistema pare e siga e controle permanente de fluxo.
Por enquanto, o jeito é continuar esperando.
Tarifa zero chega a 170 cidades
A tarifa zero, modelo gratuito de transporte de passageiros, será tema de uma audiência pública dia 21 de outubro na Câmara dos Deputados, em Brasília. O autor do projeto, deputado Jilmar Tatto (PT-SP), com quem conversei sobre o tema, defendeu a implantação da tarifa zero como “potencial transformador de vida das pessoas e das cidades”.
O modelo, já adotado em 170 cidades, atinge quase 6 milhões de pessoas, conforme afirmou o deputado. A ideia vem ganhando um número maior de defensores, com a participação de representantes de movimentos sociais, sindicatos dos setores rodoviários e metroviários, coletivos urbanos e outros setores da sociedade civil. O debate está aberto.
Foto histórica
Em tempo de lembranças, e de mudanças, leitor encaminhou uma foto histórica, que fala por si só. Sede antiga do Expresso Mercúrio, uma das mais pujantes empresas criadas em Santa Maria. No local será instalada mais uma franquia da rede McDonald’s.
Solução ou problema?
Os contêineres foram criados para facilitar e melhorar a coleta de resíduos. E em grande parte estão cumprindo sua função. Existem alguns, porém, que ao invés de solução, acarretam sérios problemas. A foto é da Rua Bento Gonçalves, enviada por um leitor que já cansou de pedir providências.
Caixa de dissonância
Saudoso vereador Adi Forgiarini costumava dizer que a Câmara de Vereadores era a “caixa de ressonância” da sociedade. A Câmara de Porto Alegre se transformou esta semana numa enorme “caixa de dissonância”. Os episódios de agressão verbal e física foram lamentáveis e deixam grande preocupação para o futuro. A Casa do Povo tem que legislar com civilidade, mesmo diante de matérias polêmicas.
Associação de Cegos recebe palestrante especial
A Associação dos Cegos e Deficientes Visuais de Santa Maria promoverá uma palestra especial na sua reunião da próxima quarta-feira, dia 22 de outubro, às 14h. Será uma palestra motivacional, destinada aos portadores de deficiência visual ou de qualquer espécie, e ao público em geral. O palestrante é deficiente visual há cinco anos, e vem percorrendo o Estado falando de sua experiência e levando mensagens de como superar dificuldades de qualquer natureza. A sede da Associação dos Cegos e Deficientes Visuais de Santa Maria é na Rua Manoel Ribas, 1924, Vila Belga.
A vida continua, nesta e em outras dimensões!